IA’s: se não pode com elas, junte-se a elas, será? | Agência Jung | BRANDING, DESIGN, COMUNICAÇÃO, MÍDIAS SOCIAIS e WEB
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IA’s: se não pode com elas, junte-se a elas, será?

"A Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado o trabalho dos comunicadores e dos designers. Suas capacidades analíticas e de automação estão impulsionando a criatividade e a eficiência dessas áreas, abrindo novas possibilidades e experiências para o público."
Queremos informar que o parágrafo acima, que você acabou de ler, foi escrito pelo Chat GPT (com ajustes feitos por humanos), mas é justamente sobre isso que vamos falar falar agora, humanamente. As IA’s estão cada vez mais presentes na hora de desenvolver textos e materiais comunicacionais, por isso, a frase do momento é: mantenha o inimigo por perto.
Quando esse assunto surge, sempre há os dois lados da moeda. Por um lado, há o pensamento humano de que as IA’s são uma ameaça ao seu trabalho, com a ideia de que “elas podem fazer tudo que eu faço”. Por outro lado, há a automação da rotina, tendo em vista que as IA’s podem nos livrar daquelas tarefas repetitivas e, até mesmo, cansativas do dia a dia.
As possibilidades com a IA são as mais diversas, como editar imagens, aprimorar artes gráficas, criar legendas, obter ideias de conteúdos, montar planejamentos editoriais e assim por diante. Pense o quanto isso pode facilitar o dia a dia dos profissionais da Comunicação e do Design, que, com essa “mão na roda” conseguem se dedicar mais a outras tarefas da parte criativa.
Porém, nem tudo é só um click, pois o olhar humano ainda é muito necessário. Se você analisar o primeiro parágrafo desse texto, vai perceber que ele é bem objetivo, robotizado, casual e genérico. Com certeza você já leu dezenas de textos parecidos.
Da mesma forma, você já deve ter rolado o feed de redes sociais e ter visto centenas de conteúdos iguais ou, pelo menos, parecidos, tanto de forma gráfica quanto textual. É isso que as IA’s promovem, elas facilitam e agilizam o trabalho, mas são as vilãs da autenticidade, às vezes até mascarando a verdadeira essência das marcas.

Socorro, qual o lado da moeda eu escolho?
Ao passo em que as IA’s vão ganhando espaço, percebemos que a necessidade em criar conteúdos cada vez mais relevantes e, principalmente, criar experiências verdadeiras faz ainda mais sentido para a valor de uma marca.
Não há fórmula secreta quando falamos em estratégias na área do marketing e da comunicação, mas o fato de nos colocarmos no lugar do cliente e entender as necessidades dele como humanos que somos, é muito importante.
Se não pode com eles, junte-se a eles! Esse é o lema. Não é errado utilizar as IA’s na rotina do dia a dia, se for para otimizar. Errado é você se acomodar, afinal, ninguém quer ser deixado de lado por um “robô”, não é mesmo?

Aqui na Agência Jung somos adeptos às IA’s, desde que haja um humano (no nosso caso, todos os humanos) supervisionando e conferindo cada passo...não é sobre insegurança, nós apenas queremos que os propósitos e a essência de cada cliente sejam respeitados.

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Por: Krislaine Baiotto e Miriam Ernandes
Em 28 de Julho de 2023
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