McDonald’s X Burger King - O que a “guerra do hambúrguer” tem a ensinar? | Agência Jung | BRANDING, DESIGN, COMUNICAÇÃO, MÍDIAS SOCIAIS e WEB
Foto da McDonald’s X Burger King - O que a “guerra do hambúrguer” tem a ensinar?

McDonald’s X Burger King - O que a “guerra do hambúrguer” tem a ensinar?

Quem nunca ouviu ou disse a polêmica frase: “Você prefere McDonald’s ou Burger King?"

Com certeza isso gerou uma longa discussão entre os fãs declarados de ambos os lados. Mas, essa rivalidade não é apenas de quem consome, ela também acontece fortemente entre as duas redes.

Desde os anos 1980, as redes McDonald’s e Burger King, os nossos famosos MC e BK, disputam a preferência do consumidor no setor de fast-food mundial. Essa rivalidade, além de ensinar muito sobre publicidade e estratégias de comunicação, reforça que o “olho” na concorrência pode sim fazer a diferença no seu negócio.

Apesar do MC liderar o setor em ganhos, o BK não fica para trás e chama a atenção dos consumidores por suas estratégias de comunicação. Sabe aquele famoso “toma lá dá cá”? Isso já é tradição entre esses concorrentes de longa data, que apostam na rivalidade como forma de posicionamento no mercado do fast-food.

De um lado temos o BK, com estratégias comunicacionais incisivas, sempre trazendo a rivalidade com o vizinho da frente em suas propostas. Do outro lado está o MC, que não é tão provocativo e prefere trabalhar em ações que foquem nos seus números como maior rede de fast-food do mundo. Contudo, ambos sabem trocar os papéis e assumir posicionamentos diferentes conforme a situação.

Mas, como essa disputa pela preferência do consumidor pode favorecer o negócio?

Quando o assunto é MC e BK, precisamos pensar que diversas pessoas defendem de “unhas e dentes” o seu favorito e vão estar sempre fomentando a rivalidade entre as redes, que é apresentada em comerciais, campanhas e ações. Sempre com um tom bem humorado e próximo do consumidor, o objetivo principal é mostrar que o produto é melhor que o do concorrente.

Essa disputa nos prova que estar atento à concorrência é muito mais que rebater críticas, mas também pensar em estratégias de comunicação que vão elevar o produto na mente do cliente. Não é regra que quem consome MC não consome BK, essa inversão pode acontecer e é nisso que as estratégias são baseadas.

Contudo, para além de provocações, as duas redes caminham lado a lado no engajamento com o público. Essa rivalidade não é amistosa, mas é vantajosa para ambos os lados, que ganham visibilidade e estão sempre na mente dos consumidores.

Quando pensamos em MC, automaticamente pensamos em BK, e vice-versa. Apesar da concorrência e rivalidade declaradas e das diferenças entre seus produtos, as redes estão relacionadas na cabeça do consumidor. 




Por: Krislaine Baiotto
Em 12 de Maio de 2023
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